O que está buscando?

Bate-papo sobre futebol abre Iª Mostra Cultural de Inverno do SESI Itapetininga

Encontro foi marcado pela emoção entre ex-jogadores, jornalistas e amantes do futebol.

 Por: SESI Itapetininga
24/07/201721:16- atualizado às 16:29 em 28/07/2017

 


Imagem divulgação

 

No último dia, 18 de julho aconteceu a abertura da Iª Mostra Cultural de Inverno promovida pelo SESI Itapetininga. Com a finalidade de resgatar a memória cultural da cidade e, suscitar ampla discussão sobre os novos desafios da cultura no século XXI, a mostra contempla também a exibição de trabalhos de artistas locais oriundos de áreas como, dança, música e teatro.

Nem mesmo os 6° graus da noite fria, impediram a reunião de ex-jogadores, jornalistas, amantes e pesquisadores do esporte mais popular do país, o futebol. O encontro aconteceu no Teatro do SESI, sob o tema, Futebol: patrimônio e memória. O bate-papo, que na versão da mostra ganhou o título de “Dedo de Prosa”, por sua referência as raízes ‘caipiras’ – foi precedido pela exibição do documentário, “Primeiro Tempo” dirigido e produzido por Júnior Moreira, tendo o roteiro e a pesquisa histórica assinados pelo orientador de artes cênica do SESI, Jovercino Milton de Souza. A orientação técnica de áudio e imagem ficaram a cargo do técnico de teatro, Carlos Eduardo de Andrade.

Após árduo e minucioso trabalho de documentação e pesquisa histórica, resgate de fotografias antigas, e inúmeras entrevistas que totalizaram mais de 9 horas de registros em imagens, o documentário ganhou versão contendo 55 minutos, que abordam a contextualização histórica do esporte no país, o resgate do que foi o futebol amador (a várzea) e profissional na cidade de Itapetininga durante as décadas de 60,70 e meados dos anos 80.  

Na montagem do quebra-cabeça, surgem as histórias dos boleiros, algumas inusitadas, todas costuradas por fotografias raras dos personagens, heróis e vilões das grandes batalhas travadas por esses jogadores movidos por uma paixão em comum: o amor à camisa de seus clubes.

 

 

O documentário apresenta depoimentos de personalidades do futebol como o treinador Oswaldo Alvarez, mais conhecido como Vadão que atualmente dirige o Guarani de Campinas, o jornalista esportivo da TV Cultura de São Paulo, Vladir Lemos, além de diversos ex-atletas de clubes como o Derac; São Paulinho; XV de Novembro; Aparecida FC; Vila Santana FC, entre outros.

 

 

Por fim, a noite marcou o reencontro desses eternos atletas com a emoção e o futebol não apenas enquanto esporte, mas sobretudo com a riqueza de sua prática cultural.  

Leia também