A apresentação é gratuita acontece na sexta 28/07 às 20h
Por: Amanda Campos | Comunicação Regional SESI
12/07/202309:41- atualizado às 09:41 em 12/07/2023
O que aconteceria se uníssemos o humor tragicômico de Adoniran Barbosa à doçura realista de Cartola? Se topássemos “Divina Dama” com o “Samba do Bixiga”? “Trem das 11” com “Preciso me encontrar”? É o que propõe a cantora e compositora Carol Naine com o show “Rir pra não chorar”, espetáculo que já leva no nome um pedaço da canção que ficou famosa na voz de Cartola, e que mais parece apontar para as letras irônicas de Adoniran.
Com o objetivo de apresentar um show carinhoso e impactante, Carol Naine escolheu dois sambistas que, além de possuírem grande reconhecimento e prestígio nacional, são também donos de repertórios que retratam com inteligência a cultura e as pessoas das cidades em que viveram. Cartola, o Rio de Janeiro. Adoniran, São Paulo. Além disso, um é extremamente irônico, e o outro romântico, o que causa estranheza quando confrontados em assuntos universais como relacionamentos amorosos. As semelhanças são diversas, as coincidências surpreendem e as divergências nos fazem rir. Rir pra não chorar, porque retrataram com poesia a dura realidade de comunidades marginalizadas nas duas maiores cidades do Brasil.
O público se depara com um repertório muito familiar, porém roteirizado de forma a surpreender e trazer à tona detalhes sutis das canções. Se emociona e se reconhece na contemporaneidade dos temas abordados pelos compositores, que escreveram algumas dessas letras há mais de 70 anos.
Minibiografia do Grupo ou Cia:
Carol Naine, cantora e compositora indicada ao Prêmio da Música Brasileira, apresenta em show musical sua pesquisa sobre os trabalhos de Adoniran Barbosa e Cartola, e traça -usando as letras de suas canções - um paralelo entre suas vidas, suas semelhanças e diferenças e, em especial, o ambiente sociocultural em que os compositores viveram em suas cidades: São Paulo e Rio de Janeiro do século XX. A cantora é acompanhada por um trio que, sem perder o gingado, foge do formato tradicional de samba: Alexandre Vianna no piano, Erica Navarro no violoncelo e Kabé Pinheiro na percussão.
SERVIÇO
Local: SESI – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP
Data e horário: 28 de julho às 20h
Capacidade: 246 lugares e 6 para cadeirantes.
Gênero: Samba
Categoria: Música
Duração: 60 min
Informações: Ligue (15) 3275-7920 / Envie uma mensagem para (15) 99839-8846
Entrada gratuita – Reservas liberadas a partir do dia 24/07/2023, às 19:00 pelo MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.