O que está buscando?

Doutores da Alegria trazem a peça “Aquele momento em que...” para o SESI Itapetininga

Com entrada gratuita, a atração acontece nos dias 10, 11, 17 e 18 de março.

 Por: Amanda Campos
02/03/202308:40- atualizado às 16:05 em 02/03/2023

O teatro do Sesi Itapetininga recebe os Doutores da Alegria, que vão apresentar o espetáculo “Aquele Momento em que…”, nos dias 10, 11, 17 e 18 de março às 20h. A entrada é gratuita, com reserva antecipada no sistema Meu Sesi. 

 

“Aquele Momento Em Que…” traz o palhaço que vive e trabalha na saúde pública e enfrenta desafios diários. Fala de vida em um lugar que cuida da vida, gota a gota, como um soro, ora rápido, ora lento. O espetáculo revela dois lados de uma mesma moeda – mostra o artista e o cidadão com anseios, desejos e preocupações, com bom humor e poesia. 

 

O espetáculo 

Os desafios diários enfrentados pelos palhaços que vivem e trabalham na saúde pública são o ponto de partida para “Aquele Momento Em Que...”. 

 

A montagem propõe a continuidade da proposta de disseminar junto à sociedade, por meio do teatro, algumas das reflexões que movem a existência da organização, fundada em 1991. 

“Doutores da Alegria é uma organização que se preocupa com a diversidade e pluralidade cultural e social. O novo espetáculo quer abrir diálogos que sejam potentes para construção de sociedade mais igualitária”, resume o diretor artístico da organização, Ronaldo Aguiar. 

Em cena estão os artistas que atuam em hospitais públicos de São Paulo.  

Eles discorrem sobre a vida em um lugar que se destina a cuidar da própria vida, gota a gota, ora de forma rápida, ora lenta. E revelam também o outro lado da mesma moeda: seus anseios, desejos e preocupações enquanto cidadãos, sem a máscara. 

“Nós, palhaços, que também convivemos no ambiente hospitalar, temos esses momentos em que... Eles ocorrem ao atravessarmos cada porta, cada corredor... E também nos encontros, chegadas e despedidas”, comenta o diretor Val Pires.  

 

No elenco também estão os palhaços David Taiyu, Raíssa Guimarães, Sandro Fontes e Tereza Gontijo. A dramaturgia é de Nereu Afonso. 

O cenário, a luz, os figurinos e a trilha sonora têm um papel importante ao ambientar artistas e dramaturgia neste contexto.  

 

Objetos circulam em cena e remetem ao universo hospitalar; figurinos híbridos misturam o palhaço, o cidadão e o profissional de saúde; e os sons alternam-se desde ruídos de soro pingando até vozes que são parte desse cotidiano. 

 

Sobre Doutores da Alegria

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Atua por meio do Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife e do projeto Plateias Hospitalares em 6 hospitais do Rio de Janeiro. Mantém uma Escola com formações diversas e desenvolve espetáculos e intervenções urbanas. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e pessoas. Saiba mais em doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

 

 

 

SERVIÇO

Local: SESI – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP

Data e horário: 10, 11, 17 e 18 de março. Sexta e Sábado às 20h.

Capacidade: 246 lugares e 6 para cadeirantes.

Gênero: Tragicomédia

Categoria: Adulto

Duração: 70 min

 

Informações: Ligue (15) 3275-7920 / Envie uma mensagem para (15) 99839-8846

Entrada gratuita – Reservas do ingresso pelo MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.

 

Leia também