O que está buscando?

Espetáculo português Sopro estreará no Brasil no canal do YouTube e no Facebook do Centro Cultural Fiesp (CCF)

Sopro ficará disponível na íntegra entre os dias 1º e 7 de junho. O espetáculo foi escrito e dirigido pelo português Tiago Rodrigues, que fará live no dia 6 de junho nos mesmos canais

 Por: Núcleo de Comunicação
29/05/202014:12- atualizado às 15:06 em 29/05/2020

Os amantes do teatro poderão assistir, gratuitamente, a estreia no Brasil do espetáculo Sopro, no canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (CCF), no período de 1º a 7 de junho. A peça, que teve sua primeira apresentação em 2017 com grande sucesso no Festival d'Avignon, na França, faz parte da programação da 7a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp).

Um dos espetáculos mais aguardados deste ano, Sopro, de Tiago Rodrigues, estava programado para ser encenado no CCF e teve sua apresentação cancelada em decorrência da pandemia da COVID-19

Como opção em tempos de pandemia, o SESI-SP disponibiliza o espetáculo na íntegra, nos primeiros sete dias do mês de junho. Sopro foi gravada durante uma apresentação em Lisboa. Uma live com o escritor e diretor da peça, o português Tiago Rodrigues, vai ocorrer no dia 6 de junho, às 17h, também pelo YouTube do Centro Cultural Fiesp e ainda pelo Facebook.

Sopro trata da trajetória de Cristina Vidal, que há quase 30 anos trabalha como “ponto” (a pessoa que sopra as falas para atores que se esquecem do texto) no Teatro Nacional D. Maria II. Na trama, clássicos da dramaturgia, de Tchékhov, Racine ou Molière, se misturam a memórias e histórias de Cristina. Uma homenagem ao teatro e seus bastidores.

Com uma ideia original muito bem concretizada, a caminhar, como o ponto, entre a sombra e a luz, e um elenco escolhido a dedo, esta proposta, de grande equilíbrio entre drama e humor, atinge momentos quase poéticos, irretocáveis e raros”, escreveu Gisela Pissarra para a revista semanal Sábado, de Portugal. 

 

Tiago Rodrigues | Artista em foco da 7ª edição da MITsp

Na edição de 2020, entre os artistas internacionais, o diretor e dramaturgo português Tiago Rodrigues foi o Artista em Foco. Um dos nomes em crescente ascensão da cena cultural europeia e vencedor do XV Prêmio Europa Realidades Teatrais em 2018, Rodrigues apresentou By Heart no Teatro FAAP, mas Sopro, programado para os dias finais da mostra, não conseguiu se apresentar porque o Teatro Sesi SP fechou suas dependências em decorrência da pandemia do COVID-19.

Ator, diretor e dramaturgo, Tiago Rodrigues é o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, desde 2015. Um dos nomes em crescente ascensão da cena cultural europeia, Rodrigues coloca o teatro como um local de encontro e partilha de ideias. Ganhou destaque por colocar em cena espetáculos que transitam entre a realidade e a fantasia, com grande sofisticação poética e de pensamento.

 

Serviço

Sopro (2017) | Duração: 1h45 | Recomendação: 12 anos |

De 1 a 7 de junho - Na íntegra, no Youtube do CCF (https://www.youtube.com/c/CentroCulturalFiesp) e no Facebook do CCF (https://www.facebook.com/centroculturalfiesp).

Dia 6 de junho, às 17h - Live com Tiago Rodrigues no Youtube do CCF (https://www.youtube.com/c/CentroCulturalFiesp) e no Facebook do CCF (https://www.facebook.com/centroculturalfiesp).

 

Ficha Técnica

TEXTO E ENCENAÇÃO Tiago Rodrigues

COM Beatriz Maia, Cristina Vidal, Isabel Abreu, Marco Mendonça, Romeu Costa e Sara Barros Leitão

ELENCO ORIGINAL Beatriz Brás, Cristina Vidal, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Sofia Dias e Vítor Roriz

CENOGRAFIA E DESENHO DE LUZ Thomas Walgrave

FIGURINOS Aldina Jesus

SONOPLASTIA Pedro Costa

ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO Catarina Rôlo Salgueiro

OPERAÇÃO DE LUZ Daniel Varela

PRODUÇÃO EXECUTIVA Rita Forjaz

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Joana Costa Santos

PRODUÇÃO Teatro Nacional D. Maria II

COPRODUÇÃO ExtraPôle Provence-Alpes-Côte d’Azur, Festival d’Avignon, Théâtre de la Bastille, La Criée Théâtre National de Marseille, Le Parvis Scène Nationale Tarbes Pyrénées, Festival Terres de Paroles Seine-Maritime – Normandie, Théâtre Garonne Scène Européenne e Teatro Viriato

APOIO Onda

AGRADECIMENTOS Agnès Troly, Beatriz Maia, Carla Bolito, Carla Galvão, David Pinto, Filipa Matta, João Coelho, Julie Bordez, Magda Bizarro, Marco Mendonça, Mariana Magalhães, Paul Rondin, Romeu Costa, Sara Barros Leitão, Teresa Coutinho, equipe do Festival d’Avignon, equipe técnica do Cloître des Carmes e ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual

ESTE ESPETÁCULO É APOIADO PELO INSTITUTO CAMÕES

 

Leia também