O que está buscando?

Marcelo Bratke apresenta Chopin no SESI Itapetininga

O pianista brasileiro radicado em Londres, traz show erudito ao SESI Itapetininga no dia 29 de abril com entrada gratuita.

 Por: Amanda Campos, Assistente de Comunicação Regional
19/04/202311:37- atualizado às 16:36 em 19/04/2023

“Uma beleza selvagem, construída com elegância, sutileza nos deslocamentos rítmicos e um colorido pianístico brilhante” The New York Times.

 

Nesta última década de grandes conquistas e performances, o pianista brasileiro radicado em Londres Marcelo Bratke tem se apresentado nas principais salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall em Nova York, o Queen Elizabeth Hall em Londres, o Konzerthaus de Berlim e o Suntory Hall em Tóquio, entre outras.

O Compositor brasileiro Ernesto Nazareth (1863 - 1934) passou anos de sua vida como o pianista contratado da sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Seu trabalho era o de entreter o público que se acumulava na sala aguardando a próxima sessão.

No entanto muitas vezes as pessoas não iam ao Cine Odeon para assistir aos filmes, mas sim para ouvir Ernesto Nazareth tocando suas composições que, apesar de serem inspiradas por Chopin, revelavam as fusões que nasciam do encontro entre a música portuguesa, como por exemplo a Modinha, e os elementos rítmicos que vinham da África, como o Lundu. Ernesto Nazareth foi um dos primeiros compositores brasileiros a promover uma fusão entre as tradições musicais europeias e africanas no Brasil e tem sido descrito como o criador de uma nova fisionomia para a música brasileira: o compositor que entendeu e traduziu em música o significado da expressão "Alma Brasileira”.

Este recital de piano revela as relações entre a música de Frédéric Chopin e Ernesto Nazareth, dois artistas que apesar de terem vivido em tempos e em realidades culturais diferentes, tiveram suas obras aproximadas através do poder da música enquanto instrumento de comunicação entre pessoas e culturas distantes.

 

O artista:

Marcelo Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Konzerthaus de Berlim e o Suntory Hall em Tóquio. Realizou seu debut na Europa em 1988 no Festival de Salzburg e se transferiu para Londres onde, em 1991, estreou no Wigmore Hall. Ele também se apresentou em ocasiões especiais para o Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e para a Rainha Silvia da Suécia.

 

É conhecido por seus programas educacionais dedicados a jovens vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira. Tem um programa de rádio há 8 anos na Cultura FM intitulado "Alma Brasileira". É diretor e apresentador de documentários sobre música clássica para TV (TV Cultura, BAND, Smithsonian Channel e Arte 1).

 

SERVIÇO

Local: SESI – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP

Data e horário: 29 de abril. Sábado às 20h.

Capacidade: 246 lugares e 6 para cadeirantes.

Gênero: Clássica

Categoria: Adulto

Duração: 60 min

 

Informações: Ligue (15) 3275-7920 / Envie uma mensagem para (15) 99839-8846

Entrada gratuita – Reservas do ingresso pelo MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.

Leia também