Até o dia 19 de fevereiro, Espaços Compartilhados da Imagem exibe 22 obras de países como EUA, Irlanda e Inglaterra, que propõem reflexões sobre dilemas do mundo contemporâneo, com entrada é gratuita
Por: SESI-SP
14/12/202109:58- atualizado às 16:27 em 04/02/2022
A exposição "Espaços Compartilhados da Imagem" recebeu mais de 41 mil visitantes no Centro Cultural Fiesp (SP). As séries de imagens em grandes proporções escolhidas pelos curadores Bruno Vilela e Guilherme Cunha propõem reflexões sobre questões atuais como consumo, relação com o trabalho, luto, os limites entre o real e o imaginário. As obras ficam expostas no Espaço Galeria da unidade até o dia 19 de fevereiro, de terça a sábado, das 9h às 20h. A visitação é gratuita.
Ao todo, são apresentadas ao público 22 obras de quatro artistas de diferentes países. Entre elas, está a série Mais populares de todos os tempos, da dupla britânica MacDonald Strand. Os artistas reduziram fotografias famosas da história, como a imagem da menina correndo nua após um bombardeio durante a guerra do Vietnã, feita por Nick Ut, a pontos e linhas, muito parecidos com a brincadeira de "ligar os pontos". Para os curadores, “o trabalho é um convite ao público para interagir com as obras, mostrando como essas cenas estão registradas no inconsciente coletivo, mesmo quando descaracterizadas”.
Também estão presentes na mostra fotografias do americano David Welch, que trazem montagens de totens e monumentos feitos com objetos diversos, como roupas e carros, representando a exteriorização de uma cultura e biografia social precárias. Já as obras do também americano Kent Rogowsky criam narrativas reunindo capas de livros de autoajuda, e as da irlandesa Jackie Nickerson, revelam imagens em que a figura humana forma um só corpo com uma natureza, que estrutura e equilibra precariamente em sua rotina terrena.
A escolha das obras é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), que desde 2013 promove discussões sobre a produção fotográfica e a construção de sentidos por meio de imagens.
SOBRE O PROJETO ESPAÇO GALERIA SESI-SP – A mostra Espaços Compartilhados da Imagem faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.
SERVIÇO:
Exposição Espaços Compartilhados da Imagem
Local: SESI Itapetininga (Avenida Padre Antonio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco)
Período: até 19 de fevereiro de 2022
Classificação indicativa: livre
Informações: (15) 3275-7952
Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi)