O que está buscando?

SESI ITAPETININGA RECEBE ESPETÁCULO INÉDITO DO GRUPO OS GERALDOS, COM DIREÇÃO DE GABRIEL VILLELA

“Cordel do amor sem fim - ou A Flor do Chico”, da dramaturga Claudia Barral, estreia dia 21 de outubro no Teatro do SESI Itapetininga.

15/10/202118:15- atualizado às 14:05 em 20/12/2021

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas, estreia seu oitavo espetáculo: “Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico”, da dramaturga Claudia Barral, com direção de Gabriel Villela, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores nomes do teatro brasileiro. A peça, que é uma produção do grupo com o SESI-SP, estreia no Sesi de Itapetininga, no dia 21 de outubro e faz temporada nos dias 22 e 23 de outubro, com ingressos gratuitos. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi ). 

O evento contará com todos os protocolos de segurança contra a transmissão da covid-19 e celebrará mais uma realização cultural dentro do contexto da recente reabertura dos teatros no interior paulista. O processo de criação - que aconteceu no Teatro de Arte e Ofício, espaço cultural que existe há 37 anos em Campinas e é administrado pelo grupo Os Geraldos desde 2018 - iniciou antes da pandemia e ficou suspenso por 18 meses.  

O Sesi-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla, onde Cultura é parte importante nesse processo. Todas as ações e projetos desenvolvidos pela instituição na Cultura visam à formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso aos projetos de forma gratuita, além de fomentar e promover o mercado cultural de São Paulo e do país.

A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical, colorido e popular; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo Os Geraldos, cuja trajetória, de 14 anos, foi sempre traçada na cultura popular, realizando, com seus espetáculos, ampla circulação pelo Brasil principalmente das cidades pequenas - foram mais de 70 municípios, de nove estados brasileiros, além de três outros países: Argentina, Peru e Marrocos. 

Em mais de 30 anos de trajetória profissional, será a primeira vez que Villela dirige um espetáculo no interior paulista, trazendo a Campinas profissionais como as profissionais da espacialização e antropologia da voz, Babaya Morais, de Belo Horizonte (MG), Francesca Della Monica, de Florença (Itália), e Everton Gennari, de Birigui (SP), o assistente de figurinos e adereços José Rosa, de Caculé (BA), e os assistentes de direção Zé Gui Bueno e Ivan Andrade, de São Paulo. Andrade é parceiro de criação de Villela em outras obras e segue carreira de diretor. 

A atriz Paula Guerreiro, que faz parte do elenco, conta que são mais de trinta pessoas diretamente envolvidas na realização do projeto: além dos 13 atores que estão em cena e da equipe que acompanha Villela, ainda há produtores, artistas gráficos e a parceria com restaurantes da cidade, com o Hotel Vitória Newport e com a Azul Linhas Aéreas. “É um projeto importante para o Estado de São Paulo, por democratizar o acesso a uma obra da dramaturga Claudia Barral, em parceria com Os Geraldos e Villela, em cidades para além do circuito tradicional, eixo Rio-São Paulo, e por propiciar uma celebração do teatro popular brasileiro, nesse encontro com a linguagem mineira, barroca e circense de Gabriel, lembrando que o Velho Chico, ao qual a peça faz homenagem, passa no quintal do diretor”, declara Guerreiro. 

A peça conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira. 

 

SERVIÇO: 
Espetáculo “Cordel do Amor sem Fim ou A Flor do Chico”

LOCAL: Sesi Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – V. Rio Branco

TEMPORADA: 22 e 23 de outubro de 2021

Estreia fechada para convidados: 21 de outubro, 20h

HORÁRIO:  às 20h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

INFORMAÇÕES: (15) 3275-7952

AVCB: 441973 | Alvará: 102.479 – validade:11/11/2021 

Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi

Leia também