O que está buscando?

SESI Itapetininga recebe espetáculos do Projeto Cena Livre 2019

Os NACs do SESI AE Carvalho, Ribeirão Preto e Vila das Mercês se apresentam, no próximo final de semana, na unidade

 Por: SESI Itapetininga
13/11/201914:21- atualizado às 14:43 em 21/12/2019

No próximo final de semana, de 15 a 17 de novembro, o SESI Itapetininga sediará o Encontro Cena Livre 2019. O evento reúne os Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP para troca de aprendizados e experiências sobre o processo de criação. Além de exercícios teatrais, os grupos se apresentam para o público com entrada gratuita, porém é preciso fazer as reservas de ingressos pelo Meu SESI no link https://www.sesisp.org.br/meu-sesi.

O SESI Itapetininga receberá três espetáculos. Uma delas é a peça Co-mover ou Das Tentativas de Se Enxergar um Jardim, do NAC AE Carvalho, que apresenta a trajetória dos arquétipos da flor, da pedra e do pássaro relacionando-os aos movimentos migratórios e as sensações de pertencimento, refúgio e exílio; Sobre Deitar Raízes em Novo Solo, do NAC Ribeirão Preto, é uma montagem que discute a necessidade humana de fixar raízes e desenvolver-se; e Terra de Noz, do NAC Vila das Mercês, reconta a história de OZ sob a lente de figuras fantásticas que buscam um lugar melhor para viver.

Os espetáculos são resultados do curso anual de iniciação teatral Múltiplas Linguagens ministrado pelos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP (NAC). O tema escolhido para 2019 é Movimentos Migratórios, cujo intuito é compreender contextos de migração e os deslocamentos humanos. Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção de qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral.

São 20 unidades espalhadas em 18 cidades em todo Estado: A.E Carvalho, Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

O Múltiplas Linguagens, curso anual do Núcleo de Artes Cênicas, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e processo de montagem. Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.

Em outubro a novembro, os alunos apresentam os espetáculos inéditos desenvolvidos durante o curso – dirigidos e produzidos pelos orientadores de artes cênicas do SESI-SP. Para confluência dos conteúdos, um tema central conduz a pesquisa dos NACs a cada ano, respeitando as características e os interesses de cada grupo.  

Leia também