O que está buscando?

Sesi Itapetininga tem final de semana dedicado à música erudita

De 25 a 27 de agosto III Mostra de Música Erudita do SESI-SP. Não Perca! Gratuito!

 Por: SESI Itapetininga
17/08/201716:35- atualizado às 13:38 em 18/08/2017

O SESI Itapetininga está entre as diversas unidades que sediarão a III Mostra SESI-SP de Música Erudita, com apresentações envolventes que encantam e emocionam. Os espetáculos são gratuitos e acontecem de 25 a 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h, e domingo às 11h. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Alguns exemplares também serão distribuídos na bilheteria do teatro no dia de cada apresentação.

Essa é mais uma proposta do SESI-SP de promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para essa vertente musical ainda distante da maioria da população. Em todo o estado, a mostra contará com 48 apresentações de 18 grupos referência na área.

Dividido em quatro séries temáticas, A Música pelo Mundo, Compositores Nacionais, Crossover e História da Música, o evento conta ainda com um bate-papo entre o público e os grupos. Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras, período histórico e instrumentação. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.

Em Itapetininga

A Música pelo Mundo exibe a importância dos diferentes países na formação musical e instrumental de seus compositores. A mostra traz no dia 25 de agosto, às 20h o renomado Gilad Ephrat Ensemble – The Trio, de Israel. A apresentação ilustra o mérito da influência cultural local, que cede à música erudita um tom sonoro esfuziante e belo.

Uma viagem aos períodos que marcaram a trajetória do erudito é o que propõe a série A História da Música. O brilhante concerto de Ensemble SP, evidencia, a partir de pesquisas, um panorama integral da música instrumental e seus paralelos com a história da arte, no dia 26 de agosto, às 20h.

Da junção de dois ou mais gêneros musicais nasce a série Crossover, que traz o importante Ricardo Herz Trio para mostrar o gracioso diálogo existente entre o popular e o erudito. O espetáculo, que acontece no dia 27 de agosto, às 11h, é capaz de evidenciar essa fusão ao aplicar traços de contemporaneidade às músicas instrumentais. 

A programação completa pode ser consultada em http://www.sesisp.org.br/cultura/iii-mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.htm.

 

Sobre os grupos

Gilad Ephrat Ensemble – The Trio

Arco-Íris de Sons e Cordas | Rainbow of Sounds and Strings

Série Internacional (Israel)

L – Livre para todos os públicos

A música apresentada pelo ensemble é caracterizada por um estilo único a cada peça, combinando diferentes gêneros musicais que foram de grande significância na vida do compositor e seu fundador Gilad Ephrat.

Nos últimos quinze anos, Gilad tocou e pesquisou diferentes gêneros com os quais cresceu, o jazz e o clássico. Incialmente, a música latina e a música africana, depois a música clássica turca e persa e, posteriormente, a música do sul dos Estados Unidos, combinada àquela que vem das montanhas Apalaches. Cada um dos muitos estilos, influenciados também pelos sons e paisagens da sua infância, vivida nos EUA, Suécia e Vale do Jezreel, em Israel, deu origem ao estilo único do grupo.

Erudito, 60 min.

Gilad Ephrat - Contrabaixo e Voz | Tali Goldberg - Violino | Hilla Epstein - Violoncelo

 

Ensemble SP

L – Livre para todos os públicos

O Ensemble SP, núcleo de música de câmara formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional, tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica. Seus integrantes são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, detentores de Prêmios APCA e Carlos Gomes na área de música de câmera, além de desenvolverem atividades didáticas em festivais de música tais como Campos de Jordão, Poços de Caldas, Curitiba, Jaraguá do SUL (FEMUSC), Morelia (México), Mendoza (Argentina) e em Universidades no Brasil (USP, UNESP, USC) e no exterior (Pensacola C. College, University of Georgia). Um dos diferenciais do grupo são seus concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras apresentadas.

O repertório é dedicado a história da música, apresentando o cenário e curiosidades da época. 

Erudito, 60 min.

1º Violino: Betina Stegmann | 2º Violino: Nelson Rios | Viola: Marcelo Jaffé | Violoncelo: Robert Suetholz | Contrabaixo: Sérgio Oliveira.

 

Ricardo Herz Trio

L – Livre para todos os públicos

Ricardo toca violino de uma forma única. É capaz de levar para o instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim, entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz, influência de quase uma década vivida na França. Em seu show de música instrumental brasileira sem fronteiras, conforme descreve o artista, o público poderá apreciar composições autorais presentes em seu álbum Aqui é o meu lá (2012) - que levou o trio a festivais no Brasil e no exterior, em turnês pela Europa, México, Malásia, Colômbia, Israel - e o mais recente CD, torcendo a terra. Este último trabalho é grafado propositadamente em letras minúsculas por conter composições cuja inspiração vem tanto de diversas partes do planeta, como do chão em que estamos e pisamos.

Erudito, 60 min.

Violino: Ricardo Herz | Violão de 7 cordas: Michi Ruzitschka | Bateria e percussão: Pedro Ito | Som: Daniel Tápia