O que está buscando?

SESI Itapetininga recebe o universo mamulengo pernambucano

Goitá nasceu da união e pesquisa de duas companhias distintas: Cisne Negro Cia de Dança e a Cia Pia Fraus

 Por: SESI Itapetininga
07/09/201911:01- atualizado às 16:41 em 09/09/2019

O SESI Itapetininga recebe nos próximos dias 25, quarta, às 20h, e 26, quinta, às 15h, o espetáculo Goitá, parceria da Cisne Negro Cia de Dança e companhia de teatro de bonecos Pia Fraus em homenagem ao universo mamulengo pernambucano. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema MEU SESI.

Em um tempo em que predominava o forró, o frevo e o baião, transmitidos pelas ondas da rádio, Goitá se passa em pleno mercado municipal, com barracas vendendo uma infinidade de produtos produzidos por pequenos agricultores e artesãos locais. Nesse ambiente rústico, surge o Mamulengo com sua tolda e seus bonecos para alegrar o ambiente e convidar o público para também se transformar no personagem em fantoche, típico do nordeste brasileiro.

O nome do espetáculo foi inspirado em Glória do Goitá, uma pequena cidade localizada a 60 quilômetros de Recife, conhecida como a capital brasileira do mamulengo – um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, considerado patrimônio cultural do Brasil.  

O desafio de integrar as linguagens da dança ao teatro popular de bonecos foi a inspiração da Cisne Negro Cia de Dança, companhia que durante 44 anos de trajetória se aventura na construção de uma linguagem artística própria. Para a criação de Goitá, convidou a Pia Fraus, companhia que há mais de 30 anos trabalha com teatro de bonecos, tendo se apresentado em 24 países diferentes e nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.

Leia também