Atividades gratuitas reúnem reflexões sociais, patrimônios culturais e vivências artísticas
Por: Fernanda Maria Leme | Comunicação Regional SESI
18/11/202514:34- atualizado às 14:34 em 18/11/2025

Nesta semana o Centro Cultural SESI Itapetininga tem a apresentação do espetáculo “Contos Negreiros do Brasil”, dirigido por Fernando Philbert, que se apresenta nos dias 21 e 22, às 20h, e no dia 23, às 18h. A montagem, concebida como uma peça-aula, propõe reflexões e dados inspirados em pensadores negros brasileiros, como Milton Santos.
Este espetáculo sociológico documental, que estreou em 2017, volta em 2025 com a certeza de que o racismo é motor de guerras e fissuras sociais profundas. Uma guerra cotidiana contra a cor da pele, a religiosidade ancestral e os povos originários. Tudo que não é eurocêntrico é empurrado para as periferias do mundo. “Contos Negreiros do Brasil”, adaptado do livro de Marcelino Freire, celebra os vinte anos da obra e reafirma: Seguimos Vivos!
Apesar das violências, homens e mulheres negros seguem reescrevendo a história e subvertendo estatísticas negativas. São inventores de futuros, criadores de arte, ciência, política e afeto. Das periferias, quilombos, terreiros, ribeirinhos e universidades emergem narrativas que deslocam o olhar hegemônico e afirmam: não são apenas sobrevivência, são potência em movimento.
Já no dia 22, às 14h, o grupo ministra a Oficina: “Narrativas Negras - Uma perspectiva própria”, que utiliza a mesma metodologia aplicada na criação do espetáculo. A atividade oferece um processo imersivo de autoidentificação e construção textual, no qual cada participante desenvolve um conto pessoal de até cinco minutos e o apresenta ao final do encontro. A oficina é voltada para o público a partir de 16 anos.
Os ingressos são gratuitos e já estão disponíveis para reserva no MEU SESI. O Centro Cultural SESI Itapetininga fica na Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 - Vl. Rio Branco. Participe conosco!
Serviço:
“Contos Negreiros do Brasil”, dias 21 e 22, às 20h e dia 23, às 18h
“Oficina: Narrativas Negras - Uma perspectiva própria”, dia 22, às 14h
Local: Av. Padre Antônio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco
Ingressos: Reserve pelo site MEU SESI. O ingresso é válido até 15 minutos antes do evento.