O que está buscando?

Memória Oral e visual de comunidade mineira é tema de exposição no Sesi Itapetininga

A Exposição apresentará acervo inédito de fotografias, e aponta para a importância da preservação do patrimônio imaterial imagético e memorias dos moradores de vilas e favelas.

 Por: SESI Itapetininga
22/06/201714:21- atualizado às 10:13 em 18/08/2017

No dia 30 de junho, o SESI Itapetininga abre a exposição Memórias da Vila – Entre Outras Narrativas e as Poéticas do Encontro, que reúne fotografias de Afonso Pimenta, Guilherme Cunha e João Mendes e ficará em cartaz até o dia 19 de agosto. O trabalho é resultado de um projeto voltado para a preservação da memória oral e visual, das populações que habitam a maior comunidade urbana de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra, localizado na região centro-sul da cidade e lar de quase 80 mil pessoas.

O projeto, que teve início em 2010, apresentará o ensaio fotográfico realizado pelo artista Guilherme Cunha junto aos moradores da comunidade e um conjunto de imagens históricas, ainda inéditas para o público, pertencentes ao acervo dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, fotógrafos retratistas que trabalham na região do Aglomerado da Serra há mais de 40 anos, registrando o cotidiano da população.

A pesquisa que dá origem a esta exposição se orienta pela produção da imagem fotográfica que acontece a partir do encontro e da escuta do outro, que surge não só de uma experiência profissional, mas de uma vivência afetiva, com o objetivo de aproximar  realidades e ampliar nosso entendimento sobre as várias identidades e manifestações culturais que existem no Brasil, mas que nem sempre encontram espaços iguais de representação”, diz Guilherme.

 “A história do nascimento e desenvolvimento dos aglomerados faz parte da história das cidades. Mesmo não sendo, muitas das vezes, incluídas oficialmente no acervo de memórias das metrópoles, as vilas e comunidades que formam esses aglomerados urbanos são parte integrante indissociável da vida cotidiana e da identidade brasileira. Nossa intenção com essa exposição é trazer a tona imagens que nos auxiliem a melhor perceber as complexidades de nossa sociedade”, afirma ainda Guilherme Cunha, que também assina a curadoria do projeto.

A exposição Memórias da Vila – Entre Outras Narrativas e as Poéticas do Encontro faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP e percorrerá ainda as unidades do SESI Itapetininga, Campinas Amoreiras e São José dos Campos.

 

SOBRE OS AUTORES

Afonso Pimenta

Em 1970, recém chegado a Belo Horizonte, o jovem Afonso Adriano saiu do interior de São Pedro de Suaçuí para ajudar sua madrinha com as despesas da casa na favela do cafezal. Por falta de emprego passou uma temporada catando e vendendo esterco até ser contratado como gari pela prefeitura. A fotografia chegou a sua vida por necessidade. Como assistente do fotógrafo João Mendes, enquanto lavava as imagens já reveladas, ia aprendendo seu futuro ofício.  Seu percurso como fotógrafo começou a se estabelecer quando passou a registrar os bailes de “soul” da comunidade a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela. Desde 1980 “ganha sua sobrevivência” com a fotografia, registrando bailes, casamentos, batizados, formaturas e acontecimentos sociais na Comunidade da Serra.

Guilherme Cunha

Guilherme Cunha é artista visual multimídia e empreendedor cultural formado em artes plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Pittsate University (KS/EUA). Sua produção e pesquisas transitam por diferentes meios, atuando na interseção entre as artes visuais com outras formas de conhecimento. Foi artista residente do Atelier #3 na Casa Tomada (SP/2010), do JA.CA (BH/ 2014) e do RedBull Station (SP/2014); Foi contemplado no programa de exposições do Espaço Cultural Marcantônio Vilaça em 2015, no XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia e foi co-idealizador do projeto que recebeu o XIV Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia. É co-idealizador e co-diretor do FIF BH - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (2013/2015/2017) (fif.art.br).

João Mendes

Nascido em Iapú, munícipio de Inhapim, comarca de Caratinga Minas Gerais, João Mendes, trabalhou na roça com os país desde os 8 anos de idade. Aos 12 se mudou para Ipatinga, em busca de uma nova vida. Depois de passar por vários empregos, aos 15 anos, o jovem João inicia sua trajetória como fotógrafo. Foi chamado pelo delegado de polícia de Ipatinga para trabalhar como fotógrafo da perícia, retratando cenas de crimes e casos forenses. No dia 02 de agosto de 1973, João Mendes chegou ao bairro Serra, em Belo Horizonte, onde vem trabalhando como fotógrafo há 44 anos. Apesar disso, suas primeiras imagens da região datam de 1968. Sua loja, Foto Mendes, é uma referência no local e por lá já foram fotografadas quatro gerações de moradores.  


SERVIÇO

Espaço Galeria SESI-SP - exposição Memórias da Vila, Entre Outras Narrativas e as Poéticas do Encontro

Período expositivo: de 30 de junho a 19 de agosto de 2017 – de terça a sábado, das 9h às 20h

Avenida Padre Antonio Brunetti, 1.360 Vila Rio Branco – Itapetininga/SP

AVCB: 264222 - validade: 09/10/2017

Alvará: 102062 - validade: 31/03/2018

Classificação indicativa: Livre

Informações e agendamento para visitas educativas: (15) 3275-7952

Entrada gratuita

 

Leia também