O que está buscando?

SESI Itapetininga inaugura exposição do artista plástico Egidio Rocci

“Compreensão do AR (ou E=M2)” permitirá que o espectador passe por uma experiência imersiva na poética do artista. Entrada gratuita

 Por: SESI Itapetininga
30/07/201914:44- atualizado às 14:49 em 21/12/2019

O SESI Itapetininga promoverá a exposição Compreensão do AR (ou E=M2), sob curadoria de Laerte Ramos, a mostra apresenta, até o dia 28 de setembro, um conjunto de obras do artista plástico Egidio Rocci (1960 - 2015), que residiu em São José dos Campos, onde desenvolveu grande parte do seu trabalho. Além dos objetos expostos no espaço, uma projeção de vídeos-slides de fotos de estudos de Rocci e um breve documentário sobre sua produção poderão ser prestigiados. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados.

Egidio apresenta em sua pesquisa a transformação e a elevação de objetos que tiveram função e propósito como utilitários, como móveis, criados-mudos, bancos, estantes, prateleiras, ou simples pedaços de madeira. Estes objetos aleatórios eram retirados dos depósitos e elevados à condição de obras de arte em museus, galerias e centros de cultura.

O processo criativo do artista em questão revela ao espectador estruturas escondidas nos objetos de madeira, seja por meio da eliminação, desmonte parcial ou incorporação de elementos escolhidos de forma precisa pelo artista, compartilhando, assim, seu modo de relacionar-se com o mundo.

E = M2 ou “Egidio por metro quadrado” é uma referência às estruturas manipuladas por ele que ocupam áreas com inúmeras memórias de objetos. Egidio assume um papel de intérprete no diálogo entre a madeira e o metal, entre móveis com cara de casa de vó e móveis de escritório, entre o design e a arte, entre o descartado e o encontrado e, ainda, entre o esquecido e o lembrado.

SERVIÇO

Compreensão do AR (ou E=M2)

Local: SESI ITAPETININGA – Avenida Padre Antônio Brunetti, 1360 | V. Rio Branco – Itapetininga/SP

Datas e horários: de 2 de agosto a 28 de setembro – de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados

Informações: (15) 3275 7952

ENTRADA GRATUITA

Leia também