O que está buscando?

Espetáculo que Retrata Histórias das Marias do Brasil em Cartaz no SESI Itapetininga

A montagem “As Três Marias” estará em cartaz no Teatro do SESI Itapetininga em temporada especial

02/09/202216:58- atualizado às 17:20 em 02/09/2022

Com texto inédito de um dos grandes expoentes da dramaturgia brasileira, Luís Alberto de Abreu, o SESI Itapetininga recebe nos dias 9, 15, 16 e 17 de setembro, a temporada do espetáculo As Três Marias. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem na sexta-feira, dia 9, em dois horários: às 16h e 20h, nos demais dias sempre às 20h. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi.

A peça gira em torno de três gerações de uma família interiorana que vive às margens de um rio. As histórias são narradas e cantadas por um elenco que se multiplica às vistas do espectador e que dão vida a figuras que alargam nosso entendimento sobre a vida e a morte.

Mãe de vinte e cinco filhos, Maria Eugênia viu suas perspectivas de vida serem reduzidas ao domínio de um homem que a tornou refém de uma vida inglória. Lembrada até hoje pela família como uma das mulheres mais felizes que já conheceram, Maria Eugênia é o retrato de inúmeras Marias do Brasil e sua memória levanta um nevoeiro sobre as histórias de Maria de Lourdes e Maria Aparecida.

Para o dramaturgo Luís Alberto de Abreu “Na cultura dominante de uma sociedade patriarcal a História torna-se a versão masculina dos fatos. E o mundo e a civilização parecem ser construídos a partir de uma sucessão de guerras e feitos heroicos de homens. Nas narrativas guerreiras muito se fala sobre bravura e pouco se diz sobre a resiliência dos vencidos; muito se conta sobre soldados e pouco sobre as mulheres que cultivavam os campos. Nossa História e histórias celebram os feitos dos homens. No entanto, já passou da hora de mudar esse olhar, debruçar sobre os grandes feitos que são resistir e superar. Já passou da hora de celebrar a resiliência sob as tiranias, o valor da esperança sob árduos tempos, a capacidade de amar sob a brutalidade diária. Já passou da hora de escrever, encenar, filmar, contar a milenar saga das mulheres no ambiente hostil que é a vida social e familiar. É hora de falar dos valores femininos, da resiliência, da esperança, do coletivo, da compaixão, do amor. Mais do que as guerras, foram esses os valores que construíram nossa civilização e mantiveram, vivos e atuantes, os melhores valores de nossa cultura. Foi essa reflexão que me acompanhou na criação do texto As Três Marias”.

O espetáculo é uma produção original SESI-SP, selecionado via Edital de Chamamento, que promove a estreia e circulação da montagem do grupo Dupla Companhia, residente em Tatuí, e traz um enredo entrecortado por relatos que nos faz ter a sensação de que partilhamos todos da mesma dor: a de ver o tempo passar impiedosamente por nós, pelos nossos e pelas nossas histórias.

 

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP

Datas e horários: dias 9 (às 16h e 20h), 10, 15, 16 e 17 de setembro, 20h

Capacidade: 246 lugares e 6 para cadeirantes.

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Gênero:

Informações: (15) 3275-7920 ou pelo WhatsApp 15 99839-8846

Site: itapetininga.sesisp.org.br

Entrada gratuita – Reservas do ingresso pelo MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.

Leia também